sábado, 16 de fevereiro de 2013

O avanço do motor elétrico no mercado

No seculo XIX, quando os automóveis ainda não eram produzidos em massa, carros elétricos dominavam o pequeno mercado. Porém com os avanços do motor à combustão interna somado aos baixos preços do petróleo na época as montadoras escolheram o motor a combustão interna para mover seus veículos agora produzidos em massa nas fabricas. O motor elétrico ficou "esquecido" por muitos anos enquanto o motor a combustão evoluía aos poucos junto com o mercado. Mesmo com a crise do petróleo nos 70 o motor elétrico não foi visto como uma alternativa e buscou se investir em motores menores e mais eficientes. Apenas nos anos 90 os primeiros protótipos de carros elétricos começaram a surgir, com destaque ao EV-1 da general motors que causou grande repercussão devido as novas discussões sobre meio ambiente que começaram a surgir. As principais vantagens dos veículos elétricos foram reconhecidas como sendo a falta de ruídos provenientes do motor além de não ter vibrações, e a eficiência energética por transformar quase toda a energia elétrica em energia mecânica (nos motores a combustão, apenas 30% da energia química do combustível se transforma em energia mecânica nos melhores motores). Porém a baixíssima autonomia devido ao pouco poder de armazenamento de energia das baterias continua até hoje sendo o grande gargalo dos carros elétricos. Uma maneira encontrada pelas montadoras para resolver isso foi criar veículos híbridos, que usam os dois tipos de motores. Seu funcionamento varia de modelo a modelo, em alguns casos o motor a combustão ajuda na propulsão do veículo e em outros apenas funciona como uma mini usina termo elétrica que abastece as baterias e aumenta a autonomia. Os veículos híbridos são sem dúvida o inicio de um processo de transição do mercado que está cada vez mais interessado em novas tecnologias e em questões ambientais. Apesar de ainda serem mais caros que os carros comuns, alguns governos oferecem descontos para carros híbridos/elétricos de maneira que fiquem mais competitivos e fazendo com que o petróleo perca cada vez mais espaço.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Funcionamento de um motor quatro tempos

Fonte: http://crv.educacao.mg.gov.br/SISTEMA_CRV/banco_objetos_crv/%7B2E4DA14C-0963-488B-B08F-03671CA188E9%7D_FIG10.jpg (traduzido por Artur S. de Andrade)

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A proposta

Com a proposta de expor os resultados da pesquisa financiada pela Universidade Federal de Santa Catarina atraves da bolsa PIP-CA as futuras postagens nesse blog retratarão o tema "Motores a combustão têm futuro?". O pesquisa vai buscar não apenas entender o funcionamento dos motores, como também analizar as tendencias do mercado para essa area e como ele se adaptará as futuras normas e exigencias.